Jardim Vertical: Floreira para Varanda

Passei meu recesso de julho do jeito que eu mais gosto: curtindo um inverno de verdade. Fui conhecer a Serra Gaúcha, coisa que sempre quis fazer, e visitei algumas vinícolas, comi fondue e chocolate artesanal, conheci museus. Fiquei hospedado em Gramado e, talvez o que tenha me chamado mais atenção na cidade, foi o fato de que ela parece um grande, enorme jardim à céu aberto: em cada canto que você olha, é possível notar que há um enorme cuidado com paisagismo, e o mesmo é integralmente preservado pelos moradores.

Sim, é uma cidade turística; mas não falo somente de praças, jardins e bosques: falo também de ruas, de esquinas; da frente de lojas, de sacadas; enfim, de pequenos detalhes que enriquecem a experiência como um todo. Aqui vão algumas fotos que tirei durante a viagem, de coisas que me inspiraram…

cerejeira gramado RS

jardins de gramado

le jardin gramado RS

carrinho de mão com flores

E esses são apenas alguns dos belos detalhes que encontrei nessa cidade realmente encantadora! Mas a razão pela qual falo dessa experiência é porque há muito tempo venho tentando integrar alguma espécie de jardim ao meu apartamento. Só que, dispondo de tão pouco espaço, sabemos que é um pouco complicado. Acabei deixando a ideia engavetada… até viajar para Gramado.

Gramado me contagiou com seu inverno vibrante – cheio de cores e flores e beleza em meio a um frio cortante que chegou a -1°C (então imagina como deve ser na primavera!!). Saí de Gramado, mas quis trazer um pouco de Gramado comigo, um pouco da ‘filosofia’, estética do lugar. Precisava de algo vivo e vibrante no meu apartamento, e era pra ontem.

Então comecei a checar minhas possibilidades, e cheguei a conclusão que na minha mini-varanda, onde já há uma mesinha alta e duas banquetas, a única forma de abrigar um ‘mini-jardim’ seria verticalmente.

Vi algumas possibilidades, na internet, como estas:

vasos como jardim vertical

jardim de inverno em casa

JARDIM na grade

E aí fui atrás de algo que juntasse o que gostei de cada uma dessas ideias: algum tipo de painel de madeira ou floreira, como fundo; e algo um pouco mais ordenado, com vasos e/ou cachepôs como nas fotos 1 e 3. Foi assim que cheguei na floreira de madeira da Entalharte, que comprei através do site Cedro Rosa (recomendo; atendimento atencioso e entrega rápida).  Comprei duas floreiras, pois queria preencher toda a parede da varanda e formar uma espécie de painel.

Vamos ver como ficou:

floreira varanda entalharte

Como fiquei feliz em ver esse monte de verde, cor e vida na varanda! Gostei muito de como ficou, deu outro ar para a varanda, sem falar que não ocupa espaço nenhum! Logo depois que as floreiras estavam montadas, fui atrás de alguns vasinhos de plantas e flores para colocar nos cachepôs… primeira vez fazendo isso! Achei divertido! Deu vontade de comprar tudo. A propósito, cada floreira vem com 3 cachepôs:

cachepos de madeira entalharte

E aí você decide em que posição irá colocá-los no painel. Para dentro dos cachepôs, procurei ser variado, trazendo lavanda (influência direta do Le Jardin de Gramado), pé de pimenta e alecrim, kalanchoe, aspargo-pluma e outros, priorizando aquelas que me disseram durar mais.

(ATUALIZADO) E essa é uma foto completa com a disposição nova da varanda, com a mesa e as banquetas novas num mesmo cantinho. Mais sobre o assunto aqui.

 varanda pequena decorada

E se alguém aí entende de plantas, por favor, pooodem me dar dicas dos tipos que vocês recomendam, ok? Como cuidar, como podar… sou todo ‘ouvidos’! Vou precisar!

Bem, por enquanto é isso querid@s, tô feliz de finalmente ter meu jardim vertical e um pouco a mais de vida no apê. Que acharam?

Abraços e até breve!

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

28 comentários em “Jardim Vertical: Floreira para Varanda

  1. Pingback: Porcelanato ou Deck de Madeira? Revestindo Banheiro e Varanda | a saga do apartamento

  2. Pingback: Mesa para Varanda, parte 2: Mesa Alta Bistrô | a saga do apartamento

  3. Pingback: Repaginando a Varanda com Banquetas em Junco Sintético | a saga do apartamento

  4. Olá,
    Visitei o site onde vc comprou a floreira e vi q eles vendem cachepôs separadamente, então gostaria de saber se os 3 cachepôs já vêm pré-fixados na floreira, ou se daria para adicionar 1 cachepô mudando a disposição deles.
    Ah, e a sua varanda está linda, parabéns!
    Abraços,
    Camila

  5. Pingback: Fonte decorativa de mesa | a saga do apartamento

  6. Pingback: A saga do ar condicionado na sala (sem quebra-quebra!) | a saga do apartamento

  7. Sua varanda está muita fofa, parabéns!!! Estou tentando tornar este cantinho da minha casa linda e agradável como a sua, mas ta difícil. Tenho mesa e cadeiras, floreira de parede (semelhante a sua) e um carrinho de bebidas, gostaria de usa-los na decoração, mas minha falta criatividade e insegurança está me dando nos nervos (rs). Se puder me ajudar com conselhos ficaria grata, tem como enviar as fotos para vc? Abraço!!

  8. Parabéns, você certamente inspira muitas pessoas!!! Thiago, amei o jardim vertical e quero fazer no meu ap… só estou na dúvida: e a parede, suja muito?! Obrigada!!!

  9. Pingback: Quando cada espacinho importa: Sapateira Vertical com Espelho | a saga do apartamento

  10. Pingback: Adega vertical | a saga do apartamento

Deixe um comentário

