Reavaliando a compra dos porcelanatos

Oi pessoal! Como foram de fim de ano? Espero que tudo tenha corrido bem, e que estejamos todos entrando no ano novo com energias renovadas!

2014 chegou e, com ele, o blog ultrapassou a marca de 1.000.000 de visitas! Difícil acreditar. Fico realmente feliz ao ler cada comentário que me mandam dizendo que algo que escrevi há 2, 3 anos atrás está ajudando-o/a hoje. Fico feliz quando me dizem que o blog os inspirou a fazerem seus próprios blogs, ou a fazer uma reforma em algum ambiente da casa. Afinal, não sou interior designer, não sou arquiteto, nunca estudei formalmente sobre isso. Sou simplesmente alguém que estava completamente determinado, como digo na descrição do blog, a fazer de um espaço bem restrito o meu lugar favorito no mundo. Então visitei muitas lojas de decoração, exposições, li muitas revistas, vasculhei muito pela internet para ter certeza das opções que tinha, sempre filtrando o que me agradava e como eu poderia usar aquilo a meu favor. E resolvi compartilhar um pouco disso com vocês.

Cheguei agora pouco de viagem, e quando cheguei em casa, olhei para cada cantinho e pensei, “é, você conseguiu”. Tem coisa melhor? Claro que sempre vai ter coisa pra fazer em casa, sempre algo faltando, e outras coisas que dão problemas. E assim a gente segue em frente, travando uma batalha de cada vez. Mas passar por elas e saber que essa experiência vai ajudar outras pessoas é fantástico.

Enfim, enquanto me preparo para algumas pequenas obras aqui no ap (post de fevereiro, talvez? com sorte…), vou falar sobre algo que sempre me perguntam, por enquanto: como estão os porcelanatos? recomenda? qual o melhor? risca fácil? e a limpeza? Então vamos voltar a série “Reavaliando a compra” pra sanar essas dúvidas de uma vez.

Prontos?

AVALIAÇÃO #8 : Porcelanato estilo Deck de Madeira (Referência: Parquet Bambu Acetinado)

EMPRESAS RESPONSÁVEIS: Eliane (fabricante), Chatuba (Loja)

TEMPO DE USO: 1 ano e meio

Vou ser o mais simples e categórico possível em relação ao porcelanato da varanda e do banheiro: não poderia ter feito escolha melhor. Sério.

Não só o piso é lindo demais, como também é super fácil de limpar. No caso da varanda, um pano úmido é suficiente. No banheiro, uso produto específico para limpeza de banheiro. Eles não arranham fácil (não consegui perceber nenhum arranhão!) e apesar de serem acetinados, tem uma porosidade que não os deixa escorregadios, sendo perfeitos para áreas molhadas. Os próprios ‘vincos’ estéticos dão uma certa segurança extra.

porcelanato deque madeira eliane parquet bambu

É fácil demais recomendar esse modelo, então passaremos sem mais delongas para o modelo que usei na cozinha, um pouco mais problemático.

***

AVALIAÇÃO #9 : Porcelanato Alvor Bege (Acabamento Polido)

EMPRESAS RESPONSÁVEIS: Incepa (Fabricante), Chatuba (Loja)

TEMPO DE USO: 2 anos

Aqui temos o tradicional porcelanato polido, aquele extremamente brilhoso e que enche nossos olhos quando olhamos nas fotos de revistas e websites. Tipo assim:

piso-porcelanato-4

Pois é. Bonito ele é. Mas honestamente? Minha experiência não foi lá grandes coisas com ele. Em primeiro lugar, ao contrário do acetinado da varanda, ele apresentou alguns riscos aparentes. E isso foi, acredito, num dia que puxei o fogão para o lado para limpar algo. Ou seja, nem foi feito muito esforço. Vale lembrar que certas cores deixam riscos mais aparentes que outras, e cores claras – geralmente as mais bonitas e que dão mais amplitude – são as piores nesse sentido.

Em segundo lugar, e talvez muito mais importante: para o piso ter esse aspecto lindo e brilhoso da foto, ele precisa de limpeza diária. Ele marca demaaaaaais. Se você pisar nele descalço, muitas vezes dá pra ver a marca do pé, se o ambiente estiver bem iluminado. Nem imagino como seria se tivesse colocado ele na casa toda! Algo brilhoso demais assim dá muito trabalho. Bem diferente de um laminado. Ou até do porcelanato da varanda e do banheiro!

Pelo menos, o piso é super fácil de limpar. Uso na cozinha um produto que cria uma proteção que impede que a gordura se fixe nele. E aí passo um esfregão, e pronto, lá está ele brilhando. Por algumas horinhas, até sua próxima refeição. Evitem ao máximo colocar esse tipo de piso na cozinha especialmente! Fica super bonito, mas não sei se compensa.

porcelanato cozinha

Bem, então cabe a vocês agora pesar os prós e contras desse tipo de piso e avaliar se vai valer a pena. Essa foi MINHA experiência com ele.

E por hora ficamos aqui! Espero que o post tenha sanado algumas das dúvidas mais frequentes de vocês.

Mês que vem deve ter novidade no apê e, consequentemente, post novo no blog. Abraços!!!

Thiago S.

Se você gostou desse post também vai gostar de:

58 comentários em “Reavaliando a compra dos porcelanatos

  1. Pingback: Porcelanato ou Deck de Madeira? Revestindo Banheiro e Varanda | a saga do apartamento

  2. Pingback: Porcelanato na Cozinha | a saga do apartamento

  3. Olá Thiago, feliz ano novo!
    Minha cozinha tem um piso muito parecido com o seu… e vivo em uma relação de “amor e ódio”, ao mesmo tempo q acho lindo e é super fácil de limpar, ele também risca fácil e é super fácil de sujar. Talvez na próxima casa eu não coloque o mesmo piso, mas também não chego a me arrepender de te-lo colocado.
    Já no banheiro, eu utilizei uma outra cor de porcelanato (mesmo sendo polido não é escorregadio) e amei. Ele consegue “disfarçar” a sujeira do dia a dia (como fios de cabelo, por exemplo) e é lindo (reconheço q não é tão bonito qto da cozinha)
    Agora no restante da casa, eu continuo com o piso que a construtora entregou. Já cheguei a pensar em colocar laminado, mas fico com receio de tornar o ambiente ainda mais quente no verão (o que seria um problema, já que não tenho ar condicionado).
    Bom, é isso… adoro os seus post, espero que ano de 2014 seja um ano de muita inspiração para vc… assim teremos muitos posts. =)
    Abraços

    • Oi Flávia, obrigado, um ótimo 2014!

      Pessoal que está procurando opções de porcelanato polido, corre lá no blog da Flávia pra ver o que ela colocou! Talvez seja uma opção pra vcs!

      Abraços!

      • Oi Flávia! É bom dar uma pesquisada, mas pelo que já andei olhando, o laminado mantem o ambiente fresco no inverno e aconchegante no verão, por isso ele é tão recomendado e utilizado. Eu estou considerando em colocá-lo na minha casa.

  4. Olá, feliz 2014!
    Seus pisos são lindos, já vi na loja.
    Agora me fale do rejunte?!? O rejunte da cozinha encardiu? Como vc limpa?
    Esse é meu maior medo, ter o piso clarinho e ficar aquele rejunte sujo, feio…
    Obrigada
    Bjs

    • Oi Debora, feliz 2014!
      O rejunte do porcelanato do banheiro/varanda é a melhor coisa: marrom, pra combinar com a madeira.
      Agora o da cozinha teve que ser bem claro. Às vezes suja mesmo, e é difícil de limpar. Felizmente, com os porcelanatos, a área entre uma placa e outra é bem pequena, e o rejunte é mínimo, então não fica algo aparente não, sabe?
      Bj

  5. Olá Thiago !!! Um ótimo 2014 pra vc !!!! O sucesso do seu blog é devido a vc ser tão dedicado e fazer coisas que ficaram simplesmente lindissimas que são colírios para os olhos e td mundo fica com vontade de fazer e se inspirar nas suas idéias … rs estou querendo colocar na minha cozinha esse tipo de porcelanato, agora estou na dúvida, mas não se pode negar que fica lindo não é mesmo ? Mas seria uma área mto pequena já que depois do balcao com as bamquetas tem o piso de madeira que vem da sala… e penso num porcelanato preto, mas dizem que aparece demais a sugeira rsrs o que acha? bjs
    Laura

    • Laura, muito obrigado! :)
      Nunca usei porcelanato preto– mas me disseram que também marca. Acredito que os claros deixem sujeira mais aparente, mas qq porcelanato polido vai pedir limpeza constante! É lindo demais… mas vc está preparada? rs Bjos

  6. Olá..
    meu piso da sacada é igual ao da sua, e tenho que confessar que adorei o resultado do seu ap e por isso resolvi copiar, =D
    que pena q o piso da cozinha nao ficou 100%, mas a nota 9 já está muito boa..

    Beijaooo

  7. Oiê Thiago, eu comprei para a minha sacada parecido com o seu, só muda a cor.. mas é da mesma marca.
    Ainda não instalei pois não peguei as chaves do meu apê ainda.. .deve estar para sair :D
    Mass fico muito feliz em saber que ele além de lindo e funcional.

    Lá no apê optei por piso imitando madeira em todas as partes úmidas… já que passei pela experiência na casa da minha mãe com o porcelanato polido e não gostei… mancha muito, suja muito…enfim, vc sabe bem.

    Bom, é isso!

    Abraços

  8. Oi Thiago!

    Feliz ano novo :)

    Parabéns pelo teu apartamento! Ficou muito lindo!
    E com certeza ele vai servir de inspiração pro meu tbm :)

    Eu fiquei com uma dúvida com relação ao banheiro. Pelo que eu percebi ele é sem janela neh? Tu teve que fazer algo específico para evitar a umidade?

    Abraços!

  9. Oi Thiago, vi que você mora em Vila isabel.Eu moro no Grajaú e estou com uma dificuldade enooorme de achar um bom pedreiro.Você indicaria o seu?

  10. Oi Thiago, adorei o seu blog, estava ontem pesquisando sobre cama box com baú e achei o seu blog e já adorei, parabéns pelo seu AP, o pouco que pude ver (é que ainda não deu tempo de ver tudo) já adorei, e você já está me ajudando com as suas dicas e postagens… abraçoooos!!!!!

  11. Olá Thiago!!! Acompanho seu blog desde que o achei… já li ele todinho e achei fantástico a forma como escreveu, e especialmente as reavaliações. Estou em fase de recebimento do meu apê, e suas dicas e comentários desde já estão sendo mtoooo úteis pra mim! Obrigada! Gostaria que você fizesse uma reavaliação da sua TV. A conheci pelo seu blog e fiquei apaixonada por ela… se tornou meu sonho de consumo, e pensei em comprá-la nesta fase de promoções de fim de ano… mas aí li tantos, mas tantos comentários negativos em relação a ela, especialmente em relação à lentidão e processamento, que acabei adiando a compra. Mas nenhuma outra me deixou satisfeita de perder o efeito Ambilight… aí te pergunto: O que você acha? Valeu à pena?? Abraço!

    • Camila, em relação à TV, não tenho do que reclamar! Qual o teor das críticas que leu? Eu gostei muito dessa Philips com Ambilight e todo mundo que aparece aqui tb adora! A minha próxima vai ser mais fina que a atual, mas tb terá Ambilight! :)

      • As criticas foram em relação à lentidão do processamento, e lentidão dos comandos… que chegam a travar e que só retornam se a tv é desligada e religada na tomada… enfim, são críticas em relação às smart tvs da Philips… mas como é a única ambilight existente e em relação a isso, a beleza e o efeito é indiscutível… você usa internet na sua? Tem aplicativos etc? Tem problemas de travamento ou lentidão nos comandos? Acha q vale à pena o investimento? Desde já, mto obrigada!

      • Camila, eu uso Tv a cabo, Blu-Ray e videogame (com acesso À internet) na TV, nunca tive problemas assim! EU comprarei outra Ambilight…. mas leve em consideração esses comentários todos! Não quero me responsabilizar não! hahaha ;)

  12. Olá achei muito legal seu blog. Achei ele procurando uma mesinha pra varanda e adorei a sua feita de mosaico, mas não encontro mais este contato mesaspingodagua.com – sabe onde posso encontrá-los? Grata

  13. Oi Thiago! (Já me sinto íntima, visto que te acompanho pelo Instagram. E falando nisso, sua viagem pra Chicago me deixou louca pra conhecer o lugar!)
    Primeiramente, parabéns pelo blog!!! Já li ele de cabo a rabo umas 3 vezes e nunca me canso. Você tem o dom da escrita e, obviamente, da decoração! Seu apartamento ficou um arraso e essa série de postagens reavaliando suas escolhas está me ajudando muitíssimo!
    Eu vou construir minha casa este ano (se tudo der certo, até o final do inverno pretendo estar nela) e me encontro naquela fase chata de aprovação do projeto junto à Caixa, que vai financiar meu terreno/casa. Enquanto espero o desenrolar dessa novela, adoro olhar blogs de decoração e numa das minhas andanças achei o seu! Nossos gostos são muito parecidos! Também quero algo azul turquesa no meu quarto e achei a cor do seu fantástica (referência anotada)! Enfim, para não me estender demais (hahaha, já me estendi!!!), vamos ao assunto deste post… ele veio em ótima hora! Apesar de ainda não estar construindo, já comprei vários dos meus acabamentos (laminado, pastilhas, azulejos e piso dos banheiros, algumas louças…) o único piso que falta é o que vai na sala/cozinha e corredor (que são todos integrados). Eu estava decidida pelo porcelanato polido, só esperando alguma promoção milagrosa aparecer. Porém, você não é o primeiro a reclamar do trabalho que esse tipo de piso dá! Eu não tenho vocação pra limpar o piso todos os dias e por isso estou pensando seriamente em trocar. Só não sei o que colocar no lugar! Queria algo tão imponente quanto o porcelanato polido, minha casa será pequena e eu tinha pensado em placas de 80×80 para ampliar o espaço. Não quero porcelanato ou cerâmica que imita madeira porque já vou usar isso nos banheiros e vou ter laminado nos quartos e forro que imita madeira (madeira para todos os lados!!!). Você tem alguma sugestão? Já vi que muitas pessoas recomendam o porcelanato esmaltado, que não é tão brilhante, mas fica mais fácil de limpar. O problema é que não tem tantas opções como o polido! Help me!!!

    Abraços,
    Adriana Goettems

    • Oi Adriana! Eu amei a viagem, Chicago realmente é linda! ;)
      Fico muito feliz que você tenha gostado assim do blog. Obrigado!
      Quanto à sua pergunta, acho que vc pode apostar nesse esmaltado ou no acetinado sim que não vai se arrepender. Em lojas de decoração e material de construção grandes eu já encontrei modelos bem interessantes! A melhor coisa a fazer é visitar essas lojas, nem que seja em outras cidades, e deixar-se apaixonar. Só assim vc verá as opções que existem, poderá tocá-los, e se for o caso fechar o pedido lá mesmo! Esse tipo de coisa precisa ser resolvida pessoalmente!
      Qualquer coisa estamos aí! Boa sorte e sucesso!!!
      Bj
      Thiago

  14. Oi Thiago, td bem?
    Super concordo sobre o que vc falou do porcelanato polido. Pus na minha cozinha tb (por insistência do marido, eu queria por um que imitava cimento queimado) e hj vejo que eu estava certa em não querê-lo. É lindo quando está limpo, mas risca demais e qq pelo ou cabelo aparece, tipo uma seta de neon indicando a sujeira. Só para casa de madame mesmo.
    Bjs!

  15. Oi Thiago, conheci seu blog em 2014! Estou amando tuuuudo! Sou de SC e estou a iniciar minha saga neste ano! Suas dicas são maravilhosassss! Continue postando :)

  16. Oi Thiago, estou conhecendo seu blog agora, e estou simplesmente amando, acabei de adquirir um apartamento pequeno, muito parecido com o seu, e estou nessa saga agora, e vou me inspirar na sua decoração. rsrs! Parabéns pelo apê :-)

  17. Olá. Muito bom o seu blog. Porém, gostaria de tirar uma dúvida. Ja passou pela sua cabeça ter colocado o piso do banheiro ma casa toda e, inclusive, na cozinha?
    Pergunto isso pq achei esse piso muito bonito e penso em colocar no meu quando me entregarem. Penso nisso também devido ao verão ser muito quente em Niterói e o laminado ajudar na aquecimento do Apt°.
    O que acha disso?

    • oi Leonardo! Gostei muito dele, e, talvez, se soubesse, teria colocado ele na cozinha também. Na sala e nos quartos, entretanto, não… Particularmente acho que esse piso combina melhor com áreas externas/molhadas, mas nada impede de colocá-lo em outros lugares. É muito bonito!
      Mas eu ainda sou fã do laminado! ;)

  18. Olá Thiago parabéns pelo blog!!!! Uma dúvida esse porcelanato Parquet Bambu que você colocou na varanda e sacada, qual produto você usa para limpar? Não mancha fácil?

  19. Boa tarde Thiago, fiz a mesma escolha que você, coloquei esse porcelanato da incepa na casa toda. Você se lembra qual a cor do rejunte que vc escolheu? Pois o meu pedreiro fez um teste com a cor marfim, ficou horrível, e o seu pela foto ta exatamente na cor do piso, me ajude por favor se lembre da cor do rejunte rsrs. Outra escolha que fiz igual a vc, foi com a new moveis planejados. Ainda não montaram e ainda não tive problemas com eles rsrs. Com qual produto vc faz a manutenção do porcelanato? AguardO um retorno seu, POR FAVOR .

    • Oi Camila! Acredite ou não – o ‘rejunte’ do piso foi a própria argamassa piso sobre piso usada para colar o piso. Não usamos rejunte específico! Ficou ok do jeito que estava, então não vimos necessidade. Como uso esse porcelanato SÓ na cozinha, limpo-o com Veja Cozinha – que faz uma camada anti-gorduras. Mas, como vc o tem na casa toda, talvez seja interessante o Destac Porcelanatos. Eu uso o Destac Laminado aqui, e gosto bastante. Abs

  20. Olá tenho o parquet caramelo em minha sala e gostaria de saber qual o produto ideal para limpeza, pois minha faxineira utilizou cera achandoq eu era piso de madeira e agora o piso está um tanto manchado. Como posso retirar essas machas que a cera deixou? Parecer que está descascando a película da cera…..Agradeça antecipamente a atenção e aguardo o vosso breve retorno.

    email: adriana.faian@cbr.org,.br

    Obrigada

    • Oi Adriana! Para os parquet, seria ideal produtos de limpeza específicos para porcelanato, como a linha Destac. Não saberia dizer sobre as manchas com cera, infelizmente…. nunca usei aqui. Mas com certeza vc encontra na internet. Boa sorte!abs

  21. Ola Thiago!
    Parabéns pelo blog (adorei essa sessão “reavaliando a compra”, útil demais). E as pastilhas do banheiro,fiquei apaixonada! Se vc ainda tiver o valor da sua cozinha com a italínea,gostaria de saber o valor por email,por favor. ;)
    Tudo de bom! Obrigada

Deixe um comentário

