Porcelanato na Cozinha

Com tanta coisa para se fazer quando se muda para um apartamento novo, trocar o piso da cozinha não estava nos meus planos. Já estava me dando o luxo de trocar o piso do resto da casa, pois era um sonho meu; então não previa gastar mais dinheiro com isso.

Mas quando cheguei para ver as condições da cerâmica da cozinha, fiquei bem desanimado. Havia pisos rachados (tudo bem, a construtora até trocaria), mas o rejunte já estava com uma cara de encardido horrível. Coisa nova já com cara de velha… não dá. De um lado, um piso super legal, e a um passo de distância, um piso das trevas!! E como a cozinha é americana, isso ficaria ainda mais evidente.

Acabei resolvendo então trocar o piso da cozinha. Já que é pra brincar, vamos brincar direito! Como a cozinha é pequena, não sairia nada muito exorbitante. Então fomos em busca de um porcelanato legal com limite fixo de preço: R$50 por m2 no máááximo (ou quase metade dos R$96/ m2 que paguei pelo laminado). Para minha surpresa, não foi tarefa das mais difíceis achar porcelanato bonito e barato.

Acabei me decidindo por esse: Porcelanato Alvor Bege, da marca Incepa.

Nessas fotos assim fica bem difícil imaginar como o resultado final fica. Tudo parece o mesmo! Mas na prática é bem diferente… Então vamos partir para um antes e depois?!!!

Antes: cozinha triste, deprimida, e sujinha.

E o rejunte…. aff!

E agora, revitalizada… :)

“Ah, mas a cozinha é tão pequenininha, será que alguém vai reparar a diferença?”. Me diziam isso. Agora me respondam vocês, se é a mesma coisa.

As placas tem 60×60, ao contrário da cerâmica anterior que tinha 30×30. Gosto também do fato das placas estarem mais juntinhas, logo, menos rejunte. Deu pra perceber que fiquei meio traumatizado com o rejunte antigo, né?

Bem, é o que temos pra hoje. Ah, não mandei quebrar a cerâmica. Optei por gastar um pouco mais com argamassa piso-sobre-piso (SuperLiga Plus) e evitar quebra-quebra. Acho uma boa opção!

Um abraço pra vocês e até breve,

Thiago.

IMPORTANTE!

Leia a avaliação que fiz dessa compra, após 2 anos de uso, aqui:

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

About these ads

71 comentários em “Porcelanato na Cozinha

  1. Oiee Thiago!
    O meu tbm esta com a cerâmica mto feinhaa e tbm vou colocar porcelanato no chão e estava na dúvida de mandaria quebrar o chão ou se colocaria por cima mesmo! Vc teve algum problema com isso pq pretendo colocar porcelanato no apê todo! O que vc acha?!!?!? E na parede pretendo pintar com tinta epoxi e colocar pastilhas na parte onde o fogão irá ficar e na pia! Se não se encomodar vc poderia me passar o contato do seu pedreiro, pq vi o qto lindo esta ficando seu apê e como sabemos pedreiro bom hj em dia é uma loteria…rs
    Abços!

    • Oi Amanda, não tive problema algum em colocar piso-sobre-piso, a única coisa que você precisa realmente fazer é comprar uma boa argamassa específica piso-sobre-piso, pois caso contrário ele pode vir a descolar, fazer barulho etc… Mas é só pedir na loja de materiais, produtos como a Cimenticola específica. É mais caro que a argamassa comum, mas essencial.
      Quanto ao pedreiro, infelizmente ele não está pegando serviço independente porque foi contratado para fazer uma empreitada de construtora!
      Abçs!

  2. Pingback: A saga do piso, parte 5: Laminado finalmente instalado!!! | a saga do apartamento

  3. Opa meu xará blz? haha
    entao, gostaria de pedir por gentileza se nao for abusivo, dizer quanto saiu mais ou menos fazer o piso da sua cozinha..
    Havia desistido de fazer pois vi que iria ficar mt caro porcelanato.. mas vendo a diferença que mostrou ai eu fiquei mt surpreso com a diferença..

    estou passando pela saga da construção ainda rsrs mas estou pesquisando.
    abraços

    Thiago Alexandre

  4. Pingback: Porcelanato ou Deck de Madeira? Revestindo Banheiro e Varanda | a saga do apartamento

  5. Pingback: A saga do piso, parte 2 | a saga do apartamento

  6. Olá Thiago, estou pensando em fazer uma coisa muito parecida na minha cozinha, inclusive com cores bem parecidas. Mas me falaram que o porcelanato polido iria manchar, por causa da gordura, ou arranhar por causa da limpeza mais freqüente. Me disseram que para a cozinha teria que ser piso ou porcelanato esmaltado. Mas estou bem insistente na ideia do porcelanato polido. Então me diga: quase um ano depois como esta o piso da sua cozinha? Manchou, arranhou? Você lava muito?

    • Oi Herick, boa pergunta. Vamos lá: esteticamente, o piso continua bonito e sempre ganha elogios de quem aparece aqui. Não tive problemas com manchas, mas houve alguns arranhões sim, na hora de levar os eletrodomésticos pro lugar. E não saiu por nada :( Nada muuuito grave ou evidente, sabe, mas arranhou.
      Outra coisa: o piso marca bastante. Tenho que limpar quase todo dia, pq ele fica com aspecto de gorduroso (sabe como é: pisou, fica a marca do pé). A limpeza é FÁCIL, mas precisa ser constante.
      Então…. apesar da beleza, eu acho que minha próxima cozinha não terá piso polido não! Agora é com vc! :)

      • Ah, já ia fazer essa mesma pergunta. Estou querendo comprar um porcelanato polido pra cozinha, acho muito maneiro! Mas me disseram que seria melhor se fosse acetinado, porque aparenta menos sujeira. Mas aí não tem graça! Queria saber se no final das contas o custo benefício compensaria. Agora estou bem na dúvida!

  7. Oi Thiago
    Eu também estou na “reforma”, no meu caso não é um apartamento, é uma casa, mas como a família cresceu estamos construindo mais um quarto e ampliando a sala.
    Fiquei na maior dúvida quando fui escolher os pisos, Escolhi o parquet caramelo da Eliane para a nova suíte, Achei que o bamboo ficou lindo na sua varanda.
    Para a sala escolhi um piso escuro. O Itagrés parnesse rosso, que também é polido, escolhi pensando em dois aspectos praticidade e durabilidade. Espero que dê certo.
    Abraços.
    Rita

  8. Puxa! Se eu tivesse conhecido este blog antes, teria avisado isso! Minha cozinha é de porcelanato, mas antes de comprar eu percebi que iria manchar com facilidade, então comprei um porcelanato da Portobello, que saiu “baratissíssimo” na C & C, e que tem textura mais rústica (menos brilhante). Resultado: Em 3 anos, está perfeito. Agora para meu novo apê estou pensando neste imitando madeira, para o banheiro. Belo blog! Parabéns!

  9. Ah! Outra coisa: Tive boa experiência com o rejunto específico para porcelanato. Ninguém acredita porque ele continua branco, mesmo depois de 3 anos. E eu uso MUITO a cozinha, tenho filho pequeno…enfim, é milagroso mesmo.

  10. Nossa, parabens um dos blogs mais tudo de bom que eu já vi, amei tudo. Referente ao porcelanato da cozinha, não ficou muito alto piso sobre piso?

    • Oi Adri, muito obrigado, fico muito feliz que tenha gostado! :)
      Quanto ao porcelanato, a altura ficou um pouquinho maior sim, mas nada que atrapalhasse de forma alguma qualquer outra coisa. Se minha cozinha tivesse porta, entretanto, eu possivelmente precisaria mandar cortar um pedacinho da porta, para não ficar obstruída.

  11. Olá! Thiago estou amando o seu blog,a sua planta é muito parecida com a minha,eu fiquei com uma duvida esse piso sobre piso influenciou na ida da água para o ralo? Como fazemos o teste durante a vistoria fiquei preocupada com essa questão…

    Luana

    • Luana, que bom que está gostando do blog! O piso sobre piso não influenciou não, o pedreiro teve o cuidado de manter o mesmo caimento.
      Na vistoria, é interessante levar uma garrafa d’água (ou balde) e despejar no chão, pra ver se a água está escorrendo pelo lado certo. Abraços!

  12. Bom dia Thiago, parabéns ficou muito melhor do que estava, mas fiquei com uma dúvida.
    Acredito que deva ter ficado aquele desnível em relação a piso anterior, como você solucionou este problema para a instalação do assoalho de madeira, sem ficar aquele degrau?
    Obrigado, abraço!

  13. Oi Diogo, o piso da sala já estava instalado quando o porcelanato da cozinha foi colocado. Para amenizar o desnível, eu coloquei aquele filete de pedra (que pode ser visto na 1a foto com o porcelanato), que tem as bordas arredondadas. Assim, ficou apenas um pequeno desnível, mas que foi até positivo porque na hora de lavar a cozinha, a água não tem contato algum com o piso de madeira. Abs!

  14. Oiii….os pisos porcelanatos possui uma pelicula gordurosa para proteção de transporte pois a maioria vem da China por isso tem esse aspecto de gorduroso,essa pelicula tem q ser removida com um produto próprio assim não marca mais segundo meu vendedor ,eu ainda não retirei a pelicula pq não terminei a obra mas segue aqui um site com os produtos mais indicados para limpeza diaria,remoção da pelicula protetora, conservação do brilho e removedores de risco,espero ter ajudado vcs.:)
    http://www.policentercasa.com.br/ecommerce_site/categoria_2216-2218_3690_PORCELANATO-E-CERAMICA-Detergentes?gclid=COyj6IbnhrYCFQrqnAodG08Ayw

  15. Pingback: Reavaliando a compra… do apartamento (MDL Realty/ Sinco Engenharia) | a saga do apartamento

  16. Olá! tiago então comprei um apartamento so que tem que trocar o piso do ap todo e quero muito colocar porcelanato tbm.. achei muito interessante essa cor que vc colocou na sua cozinha,estou querendo colocar porcelanato em todas as pessas do apartamento será que ficaria bonito . e no banheiro que modelo vc me indicaria de piso e azulejo nas paredes. obrigada

    • Olá! O piso realmente é bonito, mas esse tipo de porcelanato polido, bem brilhante, é meio chato de limpar. Tudo marca! Então você precisa pensar se vale a pena. Para o banheiro, recomendo muitíssimo o que usei, você pode conferir nesse post AQUI. Não pode ser algo polido no banheiro, pois ficaria muito escorregadio. Esse acetinado é bonito e não escorrega. Abs, sucesso!

  17. Oi Thiago, adorei sua decoração, revestimentos, ta tudo muito lindo parabéns; so acho que na sala seu sofá fico perto da TV deu esta impressão na foto, não sei se realmente fico assim, e seu sofá é muito lindo também, você se lembra qual porcelanato foi escolhido pra cozinha se é o esmaltado, polido retificado e essa cor é o bege? Obrigada ‘ Abs.

  18. Oi Thiago,seu blog me ajudou muito!!! Vc tem muito bom gosto,parabéns!!!Você fala que esse porcelanato que colocou na cozinha é um pouco chato de limpar, se vc fosse trocar, qual colocaria???Vou ampliar minha cozinha e estou numa dúvida cruel sobre qual porcelanato colocar!!!Obrigada! Abs.

    • Oi Penha, obrigado! Eu acho que um porcelanato não polido seria melhor, pois marca beeeeem menos, muito mais prático! Em breve vou fazer um post exclusivamente dedicado a isso! Abs

  19. Oi Thiago, bom dia. Gostaria de fazer duas perguntas. Qual o tipo de porcelanato vc colocou na cozinha? E a transiçao de piso entre o laminado e o porcelanato? algum inconveniente?

    • Oi Agostinho, td bem? Você pode encontrar a referência específica do porcelanato no próprio post; já a transição, não tive problemas. A pedra foi fundamental, pois impede que a água passe para o laminado. E ela precisa ser um pouco mais alta que os pisos, justamente por isso. Abs

    • Eu também fiz algo parecido aqui em casa na cozinha e no banheiro. O porcelanato foi um que tava na promoção, sem marca conhecida. Não tive nenhum problema até agora. Porcelanato suja fácil mas limpa fácil também. É uma coisa rara se lavar a cozinha de porcelanato, é bem menos necessário do que com o piso comum. Um pano úmido geralmente resolve bem. Raramente, quando cai algo no chão, usamos algumas gotas de detergente diluídas na água. A diferença aqui em casa é que ao invés do laminado são tacos e notei que a cera dos tacos gruda as vezes gruda na sola dos pés e é transmitida para cozinha e banheiro.

  20. Em novembro estou pensando em trocar o piso do meu AP e colocar porcelanato inclusive na cozinha, porém lendo os comentários postados, fiquei em dúvida quanto a cozinha, pois uns dizem que é legal, que não tem problemas, outros dizem que tem problemas, etc…, esteticamente acho o porcelanato polido mais bonito, faz o ambiente aparecer, inclusive a cozinha, será que devo “pagar pra ver”?
    O porcelanato tem problema de riscar com facilidade?, por exemplo: se cair uma colher, um garfo, etc…, fica a marca?
    Fica aqui a terrível duvidaaaaaaaa.

    • Oi Agostinho, estou preparando um post que vai falar detalhadamente sobre a minha experiência com os porcelanatos, ficará pronto com certeza antes de novembro. Mas posso te adiantar que não risca com coisas do tipo garfo caindo, mas se você precisar puxar o fogão, por exemplo, pode arranhar sim. E dependendo da cor escolhida, fica evidente…

  21. Thiago, sou sua seguidora no blog e no instagram, adoro os seus post… mas me tira uma dúvida você também mudou o revestimento das paredes da cozinha e qual foi?

    • oi Thamara, tudo bem? O revestimento das paredes da cozinha (e do banheiro) foi praticamente a única coisa que mantive, em relação a como o ap foi entregue. É uma cerâmica branca da marca Eliane, que estava bem conservada e era bem apropriada, achei que não havia necessidade de mudar! Abs

  22. Olá Thiago!! Parabens pelo blog,muitas dicas aqui ,principalmente para aptos minusculos,como é o meu caso 50m². Gostaria de tirar uma duvida,as pastilhas,sendo elas de inox ou não,podem ser colocadas a qualquer momento ou especificamente antes de equipar a cozinha com os armarios?? tenho essa duvida pq adorei a ideia,,mas infelizmente não vou poder colocar antes de mandar instalar meus armarios. Abç

    • Oi Julie, tudo bem? Fique tranquila: na verdade, eu coloquei as pastilhas depois que os móveis foram instalados. É até melhor, pois aí você sabe exatamente a área onde as pastilhas devem ser instaladas. Abs!

  23. Oi Thiago!!
    Achei muito bacana seu blog. Gostaria de saber qual a “COR” da argamassa que vc utilizou para colocar o piso de porcelanato na cozinha. Vou colocar porcelanato claro no apto e optei por comprar argamassa cinza, que estava mais em conta. Algumas pessoas me disseram que a argamassa cinza mancha o porcelanato claro, outras dizem que não. Estou na dúvida cruel!!!
    Um grande Abraço.

  24. Olá Thiago…td bem???
    Minha casa esta alugada, porém até o ano que vem, onde estarei indo morar nela.
    + antes quero fazer uma baita reforma, trocar tudo que tenho direito.
    Ando pesquisando aki sobre pisos, e vejo o quanto é alto o investimento para colocar porcelanato, minha casa é grande, + depois que vi sua foto, me apaixonei, e vou fazer um esforço ainda maior e colocar na minha casa toda, agora uma dúvida: existe porcelanato específico para todos os cômodos da casa, este da sua cozinha foi?
    e qual o custo das argamassas ?
    Outra coisa, você acha que se eu colocar na minha cozinha, porcelanato no chão e cerâmica nas paredes fica legal? ou vice e versa?
    Me Mande dicas por favor, pense na dúvida cruel que estou aqui para diversas coisas que pretendo fazer, se pudermos trocar ideias irei adorar..
    Um abraço.

    • Oi Rebeca! Não existe porcelanato ‘específico’, mas, deve-se evitar porcelanato polido em áreas molhadas pois ele é mais escorregadio. O custo das argamassas não é alto, não se preocupe.
      Aqui eu tenho porcelanato no piso e cerâmica na parede, fica legal!!!
      Abraços.

  25. Boa noite, acompanho seu blog há um tempo e foi ele que me fez decidir em comprar um piso laminado, já que minha intenção era porcelanato no apartamento todo.

    Agora estou pra colocar piso sobre piso (porcelanato sobre cerâmica), mas estou com muito medo de fazer isso e com o tempo o porcelanato soltar ou a cerâmica debaixo estourar e eu sair no prejuízo. Então outra opção seria quebrar o piso antigo e colocar o novo. Meu problema foi igual ao seu, comprei um apartamento pequeno (50 m²), mas os pisos novos vieram muito encardidos e são feios.

    Me diga sua impressão sobre o piso sobre piso e me diga ainda quanto pagou para colocar, pois tem um pedreiro me cobrando 980,00 de mão de obra apenas para colocar pra mim numa área de 15 m² (somando banheiro, sacada e cozinha)

    • Oi Luciano, td bem? Até agora, *eu* não tive qualquer problema com o piso sobre piso (tem 1 ano e meio de uso). Algo que o pedreiro fez foi dar umas ‘quebradas’ na cerâmica original, de forma que a argamassa entrasse nele também, aderindo melhor. Mas faça o serviço com alguém com boas referências, isso faz toda a diferença. Olha, eu acho que se for pela proporcionalidade, eu paguei mais ou menos isso aí mesmo, mas não custa nada fazer pesquisa com outras pessoas. Sucesso! Abraços.

  26. Olá Thiago, olhando tua cozinha lembrei logo da minha, pois recentemente comprei meu apê e ela é igualzinho a sua, penso em colocar porcelanato na minha cozinha tb. que já está até comprado. fique deslumbrada com o resultado, pois nossas cozinhas não é muito grande (rs). no qual com o porcelanato 60×60 deu uma impressão de amplicidade. parabéns ficou tudo muito lindo. mas amei + ainda o chão da sua sala. o que é: piso laminado ou porcelanato retificado? Um abraço.

  27. Pingback: Reavaliando a compra dos porcelanatos | a saga do apartamento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s