Hora do banho! Chuveiro Deca Balance e Aquecedor Rinnai

Agora que o box blindex foi instalado no banheiro, já pude finalmente estrear meu chuveiro, cuidadosamente selecionado, e o aquecedor também. Para mim, era essencial ter um bom chuveiro: nada melhor que chegar em casa depois de um dia longo e tomar aquela boa ducha para relaxar.  Vi muitas opções e vou falar um pouco sobre a que escolhi.

Numa viagem em 2010, estive num hotel que tinha um chuveiro maravilhoso: Ele tinha jatos diferentes, que podiam ser trocados manualmente conforme a vontade da pessoa. O que mais gostei era o jato nebulizador, que transformava a água numa espécie de fumaça, ou nuvem d’água. Você mal sentia a água cair na cabeça, sentia simplesmente escorrendo pelo corpo. Muito legal.

Aí eis que, no fim do ano passado, descubro que a Deca lançou aqui no Brasil o chuveiro Deca Balance 5 jatos, que tem praticamente a mesma proposta daquele outro chuveiro pelo qual me apaixonei lá fora. Os jatos são: o nebulizador, o massageador, o ducha, e os outros dois são uma combinação deles, nebulizador com ducha e massageador com ducha.

Vou mostrar para vocês como são os jatos, prestem atenção na forma como a água cai nas fotos:

Esse primeiro é o tal jato nebulizador que falei antes. Notem como a água é dispersa de forma que “desapareça” numa nuvem. Show!

Já esse é o jato massageador. Notem que o jato de água é concentrado no centro do chuveiro, sendo esse um jato bem forte. Dá pra relaxar bastante mesmo!

Para os apreciadores de um banho mais tradicional, há o jato ducha, que distribui a água uniformemente. E os outros dois jatos, vocês podem imaginar, são apenas combinações destes 3 principais.

Como vocês podem ver nas fotos, o chuveiro tem estilo moderno, com seu cromado brilhante. Ele é articulável, você pode manualmente direcioná-lo para onde quiser, e para mudar os jatos é só rodar a parte de baixo do chuveiro (notem como a posição da alavanca está diferente nos 3 jatos). Enfim, recomendado!

Agora, quanto ao aquecedor, o eleito foi um modelo da Rinnai, o REU85BR da Linha Onnsen. Dei uma pesquisada e as avaliações dos aquecedores Rinnai me pareceram ser bastante positivas, e o preço não era tão alto quanto alguns modelos mais “estilosos” da Electrolux, por exemplo. Nesse caso, a funcionalidade vence facilmente sobre o estilo!

Ele é simples, mas dá conta do recado. Tem acendimento automático, você abre o chuveiro e o aquecedor acende. Para isso você precisa comprar 2 pilhas daquelas grandes, e colocar na parte inferior do aquecedor. Elas duram em média 6 meses.

O que não sabia muito sobre era em relação à vazão do aquecedor. Disseram-me que para um único chuveiro, um aquecedor com vazão de 7,5 litros por minuto seria o suficiente; (para dois chuveiros, seria algo de 10 litros ou mais). Mas de acordo com esse gráfico que vi no site da Deca (antes de comprar um chuveiro/ducha, sempre procure saber sobre isso!), dependendo do jato, a vazão teria que ser maior.

Acredito que o que poderia acontecer fosse que o aquecedor não desse conta da vazão de água, de forma que não a esquentasse completamente. O meu aquecedor Rinnai, em sua versão gás GLP, tem vazão de 10 litros (preferi comprar a vazão um pouco maior mesmo), e, apesar do que mostra o gráfico, o aquecedor tem esquentado a água perfeitamente. Mas sempre tenham em mente que é bom comprar um chuveiro com vazão próxima à do aquecedor. A Deca mesmo tem modelos de 6 litros/minuto até 80 litros/minuto e assim vai!

É isso por hoje. Espero que tenham gostado das sugestões. Quando o assunto é um bom banho, vale a pena se informar pra saber qual a opção mais apropriada para nós.

Abraços e até breve!

Thiago

Se gostou desse post, recomendo também:

41 comentários em “Hora do banho! Chuveiro Deca Balance e Aquecedor Rinnai

  1. Mestre boa noite, tudo joia ?
    Meu deu muito trabalho para colocar o aquecedor ?
    Muito Quebra-Quebra ?
    Abraços

    • Oi Felipi, no meu caso foi coisa de 20 minutos, porque o apartamento já veio com aquele tubo de alumínio e a tubulação para receber aquecedor à gás. Sem quebra-quebra. Agora, não sei como fica no caso de o ap não estar preparado, entende?
      Abs!

  2. Olá Thiago, achei seu blog por acaso procurando informações sobre a New Planejados. Quase comprei, mas acabei optando pela Favorita. Vamos ver no que vai dar. Bom, minha pergunta é a seguinte: onde encontrou esse chuveiro maravilhoso??? Já procurei aqui no RJ em várias lojas e não acho e nem no site da Deca tem. Apenas se você fizer busca. Na listagem normal ele não aparece. Será que pararam de comercializar???? Abraço e continue escrevendo!

  3. Hum .. eu gosto muito da DECA e – visando sustentabilidade – optei por comprar um DECA BALANCE 6 LITROS. Só que o produto simplesmente não funcionava! A vazão reduzida não acionava o aquecedor. Tentei instalar em dois apartamentos com respectivos aquecedores de 7.5 e 22 litros. Não condeno o produto, mas recomendo que quem pensar em comprar ele avalie seriamente se vale a pena. Acabei devolvendo um dos BALANCE 6 (tinha comprado 2) e os substituí por dois modelos de ACQUA PLUS .. excelentes !!

    • Oi Sergio! Obrigado pelo depoimento, fica a dica para nossos leitores. Eu lembro que cheguei a considerar o Deca 6 litros, mas o “5 jatos” era exatamente o que queria. Com o 5 jatos, não tive qualquer problema, gosto muito dele! Abs

  4. Hum, bateu uma dúvida. Na suíte do meu apê terão dois chuveiros no box. Se eu optasse por esse chuveiro igual ao seu, o aquecedor teria que ser mais “potente” pra dar conta de dois ligados? (apesar, que vamo combiná, isso será raro…)

    • Parece que sim, Lu. Segundo me informaram essa vazão de aquecedor atenderia no máximo um chuveiro e torneira. Para dois chuveiros, no mesmo banheiro ou não (chique sua suíte hein!) teria que ser uma vazão superior à 15 litros, pelo que me passaram!

  5. Olá! Estou bem tentada a comprar um Rinnai, mas a propria dona do estabelecimento me alertou qto a vida util do aparelho (menor q demais no mercado). Vc. sabe algo a respeito?

  6. Olá… você sabe informar como faz para abrir a ducha e limpar? Algumas saídas estão entupindo com o tempo, e não consigo abrir. Obrigado.

  7. Thiago, em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog… Li ele inteirinho em uma tarde e me diverti muito com os seus relatos. Eu também prezo um bom banhozinho quando chego em casa e achei esse chuveiro bem bacana… Como é a pressão dele (tipo, de 0 a 10, que nota vc daria)? Pergunto porque tenho cabelo comprido e as vezes é terrivel vc precisar tomar um banho rapido lavando o cabelo em um chuveiro sem pressão… Um abraço, Tatiana

    • Tati, fico muito feliz com sua mensagem! Que bom q gostou. Olha, o chuveiro até superou minhas expectativas, a pressão dele é bem boa (um ‘9’). Não sei se isso depende SÓ do chuveiro, mas posso te dizer que a pressão dele aqui é boa sim. Abraço!

      • Olá gente! Estou super satisfeita com o Rinnai!! Qto a pressão, uma semana depois q instalei a pressão diminuiu. Conversei com o encanador q veio aqui por outro motivo, e ele me disse q isso pode ter ocorrido por sujeira no cano. Aliás, o técnico q instalou o aparelhou me alertou para não usar o aquecedor logo depois q a caixa do prédio for limpa. Ele me orientou a abrir a torneira do tanque por uns 5 minutinhos antes de usa-lo. Minha nota: 10!!

  8. Oi Thiago,
    Estou tirando váááárias idéias do seu blog, estou encantanda!!
    Qnt ao aquecedor, vc já comprou com a instalação ou tem alguma forma de vc instalá-lo?
    Digo isso pois como casei há pouco tempo, tenho um crédito bem grande no extra e pensei em comprar meu aquecedor lá, assim seria uma coisa a menos pra sair do meu bolso, mas não creio que venha com instalação. O que eu faço?! =O

    • Oi Silvia! Que bom que o blog está sendo produtivo pra vc! 🙂
      Realmente eu comprei o aquecedor já com a instalação, e houve um desconto por isso. Acredito que, talvez, seja mais interessante deixar para usar seu crédito com algo que não necessite de visita técnica para instalar… Acho que é o que eu faria! Bjs!

  9. Thiago, gostei tanto do seu blog, ele me divertiu tanto, que resolvi escrever um também pra acompanhar a minha reforma. Entra lá e dá uma olhada, vai ser um prazer receber a sua visita (e seus comentários também, por favor!!! rsrsrs…). Você foi a minha inspiração! Um beijo, Tati
    http://www.dolcesaga.wordpress.com.br

  10. oi Thiago, tudo bem? comprei um aquecedor igual ao seu, mas ainda estou em dúvida em relação a ducha por causa da pressão. Gostei da sua sugestão mas antes, vc poderia me dizer em qual andar vc mora e quantos andares tem o seu predio? Não tenho ideia de como saber qual é a pressão da agua no meu apartamento.. obrigada!

  11. Olá Thiago,
    Sinceramente, não gosto do aquecedor no banheiro, no meu tem um igualzinho ao seu, acho trambolhudo e entrei aqui procurando uma dica para escondê-lo, sem chances, né?? =(

    • Andreza, realmente acho que esconder o aquecedor é complicado… não dá pra abafá-lo, é perigoso. Como o meu fica na área de serviço, nem pensei sobre isso! Acho que o negócio é mesmo aprender a conviver com ele! rs

  12. Oi Thiago, tudo bem?
    Comprei um Deca Balance 5 jatos e ontem o instalei. Na hora do banho, que decepção! Ele não acionou o aquecedor a gás (21L) e saiu um filete de agua.
    Estou super triste com o ocorrido, pois estava doida pra testar os diferentes jatos, mas no final, ficaram todos bem semelhantes: quase sem água.
    E antes eu tinha uma bela ducha! Vou tentar trocá-lo! Espero que aceitem, uma vez que o produto foi aberto e usado (para teste).
    Gostei bastante do blog! Parabéns!!!

Deixe um comentário